Pular para o conteúdo principal

Sobre um texto enigmático de Pierre Bourdieu. Por Jérôme David

 "As referências a certas obras literárias parecem ter alimentado o pensamento erudito de Bourdieu. Encontramos isso na maioria de seus textos na forma de análises fundamentadas, citações, trechos ou alusões, embora, na maioria das vezes, seus comentários não sejam sobre literatura. Nesse sentido, os usos mais frequentes que o sociólogo faz da literatura não consistem em propor uma sociologia dela, mas em preparar ou apoiar, até mesmo complementar sequências de seu raciocínio. É, portanto, apropriado distinguir a relação sociológica de Bourdieu com a literatura, que dificilmente me interessa aqui, e este outro conjunto de relações tecidas a partir do conluio e da aliança com escritores.

Sem entrar nos detalhes de uma investigação que me levaria muito além do quadro de um artigo de jornal, gostaria de apontar quatro modalidades dessa relação não objetivante entre Bourdieu e a literatura: (a) o uso de obras literárias consideradas como repertórios de técnicas (enunciativas, narrativas ou estilísticas) transferíveis na escrita sociológica; (b) a convocação de escritores reconhecidos em apoio a uma consideração sociológica que pode não obter a aprovação de leitores instruídos (argumento de autoridade); (c) referência a um texto literário apresentado como o equivalente mais ou menos rigoroso da análise sociológica; (d) explicar a ética literária de um escritor como um desvio para evocar a ética acadêmica ou pessoal do sociólogo. Em cada um desses casos, Bourdieu mobiliza a literatura por seus recursos técnicos, retóricos, analíticos e éticos. A diferenciação desses usos visa apenas fornecer um vislumbre dos múltiplos níveis possíveis de emaranhamento entre a literatura e as ciências sociais, e deve ser acompanhada levando-se em consideração a forma como essas relações com as obras se combinam nas obras. No entanto, contentar-me-ei em ilustrar estes quatro pontos com a ajuda de alguns exemplos significativos, isto é, sem discutir ou comparar todas as ocorrências da literatura que identifiquei em toda a obra de Bourdieu.
(a) É sem dúvida nas Respostas a Wacquant que encontramos a formulação mais explícita da referência técnica à literatura:

“As histórias de vida lineares, com as quais etnólogos e sociólogos costumam se contentar, são artificiais, e as pesquisas aparentemente mais formais de Virginia Woolf, Faulkner, Joyce ou Claude Simon me parecem hoje muito mais 'realistas' (se a palavra tem um significado), mais antropologicamente verdadeira, mais próxima da verdade da experiência temporal, do que as narrativas lineares às quais nos acostumamos a ler romances tradicionais. [...] Fui assim gradualmente levado a trazer para o primeiro plano todo um conjunto de questões mais ou menos reprimidas na biografia e, de forma mais geral, sobre a lógica da entrevista como processo, sobre a estrutura temporal da experiência vivida e científica legítima discurso, digno de publicação científica, todo um conjunto de documentos ditos brutos que eu tendia a excluir, mais inconscientemente do que conscientemente.
Da mesma forma, em meu trabalho sobre Flaubert, redescobri muitos dos meus problemas que ele já havia encontrado e para os quais havia fornecido soluções - como o do uso dos estilos direto, indireto e indireto livre, que é central para a transcrição e publicação de entrevistas. Em suma, penso que a literatura, contra a qual muitos sociólogos, desde o início e até hoje, acreditaram e acreditam que devem afirmar a cientificidade de sua disciplina [...], está, em mais de um ponto, à frente das ciências sociais e encerra todo um tesouro de problemas fundamentais - concernentes à teoria da narrativa, por exemplo - que os sociólogos deveriam se empenhar em retomar e submeter a exame, em vez de se distanciar ostensivamente de formas de expressão e pensamento que consideram comprometedoras.
"

Alguém poderia pensar que o gênero da entrevista ao qual o Respostas pertence provavelmente levou o sociólogo a compartilhar certas reflexões sobre seu trabalho que seu próprio trabalho não pretendia explicitar. Mas isso seria esquecer que a reflexividade reivindicada por Bourdieu se relaciona com as operações epistemológicas da sociologia e que é caracterizada por seu controle na e pela escrita acadêmica. Portanto, não é surpreendente ler um desenvolvimento semelhante no seu livro Homo Academicus.

“Basta constituir como sujeito de frase um dos nomes de coletivos valorizados pela política para constituir as 'realidades' designadas como sujeitos históricos capazes de definir e alcançar seus próprios fins... A teleologia objetiva implícita por esse antropomorfismo social convive muito bem com uma espécie de personalismo espontâneo, também inscrito nas frases a sujeitos da linguagem comum, que, como na narrativa ficcional, nos leva a ver a história individual ou coletiva como uma cadeia de ações decisivas. O sociólogo se vê então confrontado com um problema de escrita bastante semelhante ao que surgiu para os romancistas, Victor Hugo, notadamente em Noventa e três, e especialmente Flaubert, quando eles quiseram romper com o ponto do ponto de vista privilegiado do ' herói '[...]. "

"Problemas de escrita" que afetam a narrativa ou a enunciação, portanto, com os quais os escritores teriam se defrontado com os sociólogos, e cujas obras literárias sugeririam possíveis soluções."


Destaquei esses trechos exatamente por trazer-nos, acredito, contribuições sobre a forma da escrita, da articulação e da imaginação no qual um pesquisador pode buscar, legitimamente por ser também uma forma de saber, reflexões sobre esse sublime instrumento que é a própria lógica do dizer o fazer de si e dos outros. Como travamos aquela proposta de juntar materiais que estimulem uma compreensão mais rica no nível de uma micrologia, a microhistória e microssociologia, acreditei que tais trechos nos ajudam a pensar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Contra Nego Bispo" ou As duas almas da esquerda brasileira

I. O mercado das ideias: A esquerda Ubu e a esquerda Boitempo 1. O texto publicado pelo filósofo Douglas Barros no blog da editora Boitempo – casa de esquerda que vem pautando parte do debate intelectual e universitário brasileiro de viés classista nos últimos 20 anos, responsável pela recente publicação de Angela Davis, Patricia H. Collins e outras intelectuais promotoras da análise interseccional, solução ante a interpretação linear dos problemas ligados a classe, raça ou gênero – na última quarta-feira, 21 de janeiro de 2026, logo cumpriu o esperado: em 15 horas gerou 875 comentários e 4.200 curtidas. Bem, façamos uma matemática básica: por baixo, para cada curtida consideremos que houve10 visualizações, assim, o texto foi entregue e visto por no mínimo 42 mil pessoas. Bons números! Cabe continuar acompanhando o crescimento do engajamento no post para termos a dimensão do impacto dessas ideias no público de esquerda.  Deixemos de especulação. 2. Afinal de contas, sobre o que ve...

Os culpados pelo ódio contra a universidade pública brasileira

Para leitura do texto aqui criticado : https://red.org.br/noticias/manifesto-docente-defende-liberdade-academica-e-pluralismo-em-universidades-publicas/#google_vignette Mais um texto dessa cruzada de classe que teme em enunciar e objetivar a sua real razão de ser. Cruzada de discentes e docentes, entre sociedade e universidade na qual os "discentes militantes" são elevados aos responsáveis pela imagem negativa da universidade junto a "sociedade brasileira", não a escalada da extrema-direita, anos de olavismo e de ataque às instituições e ao funcionalismo público. Manifesto que se não erra por completo em seu diagnóstico (de fato, há uma falta de "cultura acadêmica", há um antiacademicismo no interior da academia cada vez maior), erra em sua falta de paladar histórico: escola sem partido, ataque às supostas "ideologias de gênero" são posturas que não só se fortaleceram com a ascensão da direita brasileira desde 2013 como encontrou eco com político...

A teoria de campo de Bourdieu, John Levi Martin

Introdução A teoria de campo foi introduzida nas ciências sociais psicológicas em meados do século XX por psicólogos e filósofos alemães (após a guerra, principalmente expatriados para os Estados Unidos). Influenciados pela física, esses pensadores tomaram emprestadas as características distintivas das teorias de campo físicas para aplicá-las ao domínio humano. Embora essa genealogia tenha sido em grande parte extinta na teoria social americana em algum momento da década de 1970, à medida que desaparecia nos Estados Unidos, Pierre Bourdieu ressuscitava a teoria de campo na França, tornando-a o cerne de seu próprio aparato explicativo. Sua notoriedade levou muitos estudantes atuais de ciências sociais a confundirem a teoria de campo com os próprios escritos de Bourdieu, tornando impossível até mesmo questionar se Bourdieu era de fato um teórico de campo rigoroso, muito menos perceber em que direções suas ideias contribuíram para o projeto da teoria de campo. Neste capítulo, delineamos i...